09 20 Lc 8, 19-21 Terca
EVANGELHO Lc 8, 19-21
«Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, vieram ter com Jesus sua Mãe e seus irmãos, mas não podiam chegar junto d’Ele por causa da multidão. Então disseram-Lhe: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te». Mas Jesus respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Não são os laços do sangue os que mais contam, vistas as coisas com olhos espirituais. Por isso, a este propósito, escreve S. Ambrósio: «Os laços das almas são mais sagrados que os dos corpos”. E a respeito de Nossa Senhora diz S. Leão que Ela concebeu o Filho no seu espírito antes de O conceber em seu ventre. É a Palavra de Deus que está sempre na origem da relação entre o homem e Deus.
Esta passagem do Evangelho (Lc 11,28) documenta o melhor dos louvores de Jesus a sua Mãe: Felizes (…) são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 11,28).
Jesus Cristo não rejeita o apaixonado elogio daquela simples mulher , aceita-o mas a felicidade de Nossa Senhora vai mais além, explicando que Maria Santíssima é feliz por ter sido boa e fiel no cumprimento da Palavra de Deus.
Jesus repetiu nos seus ensinamentos a palavra : Felizes, felizes, felizes… . Felizes os pobres, os mansos, os que têm fome e sede da justiça, os que não viram, e creram! (cf. Mt 5,3-12; Jn 20,29).
O Deus de Jesus Cristo veio para nos dar a felicidade (Jo 10,10) mesmo neste mundo mas esta não se encontra na riqueza, nem o poder, nem o êxito fácil, nem a fama, senão o amor pobre e humilde de quem tudo o espera.
Maria, a Mãe de Jesus, não é somente afortunada por tê-lo trazido ao mundo, por tê-lo amamentado e criado; mas sobretudo, por ter sido ouvinte da Palavra e, por pô-la em prática: por ter amado e, por deixar se amar por seu Filho Jesus.
Jesus oferece-me aqui e agora, uma verdadeira felicidade.
A plena felicidade de Maria nasceu da escuta da Palavra e do seu “faça-se em mim segundo a Sua vontade”…
Qual tipo de felicidade que eu procuro? A de superfície, que vem da satisfação das necessidades imediatas, ou a de fundo, que dá sentido a tudo o resto?
— Oração
“Vossa Palavra é uma luz para os meus passos, é uma lâmpada luzente em meu caminho. Vossa Palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!” (Sl 118,105.111).,