12 16 Jo 5, 33-36 Sexta feira
EVANGELHO Jo 5, 33-36
«João era uma lâmpada que ardia e brilhava»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Vós mandastes emissários a João Baptista e ele deu testemunho da verdade. Não é de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para que sejais salvos. João era uma lâmpada que ardia e brilhava e vós, por um momento, quisestes alegrar-vos com a sua luz. Mas Eu tenho um testemunho maior que o de João, pois as obras que o Pai Me deu para consumar – as obras que Eu realizo – dão testemunho de que o Pai Me enviou».
Palavra da salvação.
Reflexão
No Evangelho de hoje (Jo 5, 33-36) Jesus apresenta em seu favor duas credenciais: O testemunho de João Batista que o indicou como Cordeiro de Deus e a quem viu pousar sobre Ele o Espírito do Céu como uma pomba.
A segunda, é o testemunho direto do Pai, que dá ao Filho o poder de fazer obras que O revelam inequivocamente como enviado do Céu.
O testemunho de João Baptista é o de um homem sincero. Guiado pelo Espírito, reconheceu em Jesus o Messias de Deus Renunciou às convicções da catequese tradicional e aderiu à mensagem de Jesus pois notou que a boa nova era conforme não às expectativas dos homens, mas às de Deus.
O Pai de Jesus dá um testemunho superior: as suas obras revelam que Ele é o Messias de Deus: a Sua acção libertadora, a Sua predilecção pelos pobres,pelos humildes, pelos marginalizados, o Seu amor total pelo homem, a Sua vontade de recuperar para a vida quem se perdeu
É preciso compreender sobretudo o testemunho do Pai, que nos é dado pelas Escrituras, «são elas — diz Jesus — que dão testemunho de Mim» (Jo 5,39). Quem acolheu este testemunho entrará por sua vez em sintonia com Cristo e com o Pai também nele se manifestarão as mesmas obras de amor: «Eu vos garanto: quem acredita em Mim fará as obras que Eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai.» (Jo 14,12)
Oração
A Vossa graça, Senhor,
nos acompanhe sempre e nos prepare
para a Vinda tão desejada do vosso Filho,
afim de recebermos os auxílios necessários
para o tempo presente e para a vida futura.