EVANGELHO Jo 14, 7-14
«Quem Me vê, vê o Pai»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
O texto evangélico de hoje relata o diálogo de Jesus com Filipe sobre a casa do Pai e o lugar que ele lhes vai preparar.
Jesus afirma a sua identidade “eu sou” ligada ao Pai e faz um convite “Acreditai-me”, promete em contrapartida a realização de grandes obras e a satisfação de seus pedidos ao Pai.
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade ele vive em perfeita comunhão com o Pai. Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus.
Somos convidados pela Palavra a acreditar sem ver, na presença do Pai em Jesus e aceitá-lo como caminho.
Torna-se muito difícil ver em Jesus, na sua palavra, nas suas propostas o caminho, a verdade e a vida. Vivemos num mundo de propostas bem mais aliciantes .
Peçamos ao Senhor a graça da fé no oculto do mistério de Cristo e a realização dos anseios mais profundos; ver nEle o nosso caminho para o Pai.
Quando tudo parecer difícil rezemos. Quando tudo estiver desmoronando, conversemos com o Senhor.
Quando tudo estiver bem, rezemos e agradeçamos a Deus pelo que estamos vivendo. Só Ele tem a fórmula certa para nos consolar e nos amparar, mostrando sempre a direção certa.
Pai Santo,Vós que enviaste o Vosso Filho ao Mundo para nos indicar o caminho para Vós tornai-nos dóceis à Sua Palavra para que que guiados pelo Vosso Espírito vos sirvamos em todos os irmãos.