10 10  Lc 11, 5-13  Quinta  «Pedi e dar-se-vos-á»

 

EVANGELHO Lc 11, 5-13
«Pedi e dar-se-vos-á»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».

Palavra da salvação.

 

Reflexão

 

No Evangelho de Lucas 11, 5-13, Jesus ensina sobre a importância da oração perseverante e confiante. Ele usa a parábola do amigo que pede pão à meia-noite para ilustrar como Deus responde às nossas súplicas. Mesmo que o amigo não atenda de imediato, pela insistência, ele se levantará para ajudar. Assim também, devemos perseverar na oração, confiando que Deus, em Sua infinita bondade, nos ouvirá.

A expressão “Pedi e dar-se-vos-á” ressalta a generosidade de Deus. Se nós, mesmo sendo imperfeitos, sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, quanto mais o Pai do Céu, que é perfeito, nos dará o Espírito Santo, o maior dom que podemos receber. Jesus convida-nos a bater à porta com confiança, a pedir o que necessitamos e a acreditar que Deus nos atenderá no momento certo.

A perseverança na oração fortalece nossa fé e nos mantém ligados a Deus, que conhece nossas necessidades antes mesmo de as expressarmos. Este Evangelho nos ensina que o ato de pedir é, em si, um gesto de fé, e a resposta de Deus é sempre uma manifestação do Seu amor.

Oração

“Senhor, ensina-nos a perseverar na oração com confiança, acreditando sempre na Tua bondade. Que o Teu Espírito Santo nos guie e fortaleça, concedendo-nos aquilo de que realmente precisamos para viver segundo a Tua vontade. Amém.”

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *