–
EVANGELHO Lc 9, 51-56
«Tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém e mandou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. Mas aquela gente não O quis receber, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?». Mas Jesus voltou-Se e repreendeu-os. E seguiram para outra povoação.
Palavra da salvação…
Reflexão
No Evangelho de Lucas, vemos Jesus tomar a firme decisão de se dirigir a Jerusalém, onde Ele enfrentaria sua Paixão e morte. Esse momento revela o compromisso de Jesus com a missão dada pelo Pai, e Ele não se deixa desviar, nem mesmo quando rejeitado pelos samaritanos. A atitude de Jesus ensina-nos a seguir com determinação a nossa própria missão, aceitando as dificuldades que surgem pelo caminho, sempre com a confiança no amor de Deus.
Podemos relacionar este Evangelho à vida de Santa Teresa do Menino Jesus, conhecida por sua “pequena via” de amor e sacrifício. Santa Teresa, assim como Jesus, aceitou os desafios de sua vida com confiança total em Deus. Embora tenha vivido no anonimato de um convento carmelita, sua entrega de alma e sua capacidade de ver Deus em cada pequeno ato tornaram na uma grande santa. Ela ensinou que, na simplicidade, podemos seguir Jesus com determinação, mesmo nas dificuldades.
Assim como Jesus tomou o caminho para Jerusalém, Teresa escolheu a via do amor como caminho de santidade. A sua vida e doutrina mostram-nos que a grandeza está no amor com que fazemos todas as coisas.
Oração
Senhor Jesus, que, como Santa Teresa, possamos seguir o teu caminho com humildade e confiança. Ajuda-nos a enfrentar os desafios da vida com o amor puro e simples que agrada a ti. Dá-nos a graça de viver cada momento como uma oportunidade de crescer no amor. Amém.