10 14 Palavra de Deus Segunda Feira

### 1. Introdução ao Espírito da Celebração e o Arrependimento dos Pecados

. Nesta Eucaristia, somos chamados a refletir sobre o arrependimento sincero e a liberdade que Cristo nos oferece, como veremos nas leituras. Que possamos entrar na celebração pedindo a Deus que toque nossos corações, nos liberte do pecado e nos conceda a graça de viver em conformidade com a Sua vontade.

: Uma cruz iluminada ao fundo de uma igreja, com pessoas de diferentes idades em atitude de oração, simbolizando o arrependimento e o desejo de conversão.

### 2. Comentário às Leituras

#### Primeira Leitura: Gálatas 4, 22-24. 26-27. 31 – 5, 1

São Paulo usa uma alegoria das duas mulheres de Abraão — Agar e Sara — para ilustrar a diferença entre a antiga aliança da escravidão à lei e a nova aliança da liberdade em Cristo. Ele nos lembra que, como cristãos, não somos filhos da escravidão, mas da promessa. Cristo  libertou o arrependimento sincero e a liberdade que Cristo nos oferece, e é para esta liberdade que devemos viver.

Para o cristão de hoje, esta leitura nos convida a nos libertar de tudo o que nos prende ao pecado e às práticas que nos afastam de Deus. A verdadeira liberdade é encontrada em seguir Cristo, que nos oferece uma vida nova e plena.

: Uma cena que mostre Sara e Agar, simbolizando a antiga e a nova aliança, talvez com Sara ao lado de Abraão com expressão de esperança, enquanto Agar aparece ao fundo, simbolizando a liberdade que Cristo nos oferece.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Como está escrito, Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. O da escrava nasceu segundo a natureza e o da mulher livre em virtude da promessa. Há nisto uma alegoria. As mulheres representam as duas alianças. A primeira, concluída no monte Sinai, gera para a escravidão: é Agar. Mas a Jerusalém do alto é livre, e esta é a nossa mãe. Porque está escrito: «Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz; rejubila e canta de alegria, tu que não conheceste as dores da maternidade, porque os filhos da abandonada são mais numerosos que os daquela que tem marido». Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre. Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão.
Palavra do Senhor.

Salmo 112 (113)

Este salmo é um cântico de louvor ao Senhor que se eleva acima de todas as nações e se inclina para os humildes. Deus olha para os pobres e os eleva, tirando-os da miséria e da insignificância.

 

Aqui, o cristão é convidado a louvar a Deus, não apenas com palavras, mas com ações. A humildade e o serviço aos mais pequenos são sinais concretos de que compreendemos a grandeza de Deus e a nossa dependência d’Ele.

Uma representação de Deus exaltado no céu, cercado por anjos, enquanto uma figura humana (representando o humilde) é erguida de uma situação de dificuldade, como alguém saindo da pobreza ou da sombra.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 112 (113), 1-2.3-4.5a e 6-7 (R. cf. 2)
Refrão: Bendito seja o nome do Senhor para sempre. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Louvai, servos do Senhor,
louvai o nome do Senhor.
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre. Refrão

Desde o nascer ao pôr do sol,
seja louvado o nome do Senhor.
O Senhor domina sobre todos os povos,
a sua glória está acima dos céus. Refrão

Quem se compara ao Senhor nosso Deus,
que Se inclina lá do alto a olhar o céu e a terra?
Levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria,
para o fazer sentar com os grandes do seu povo. Refrão

#### Evangelho: Lucas 11, 29-32

Jesus adverte a geração que busca sinais, mas não se converte. Ele cita o exemplo dos ninivitas que, ao ouvirem a pregação de Jonas, se arrependeram. Jesus é maior que Jonas, mas ainda assim muitos não ouvem Sua mensagem.

 

Esta passagem nos recorda que o tempo da conversão é agora. Não devemos esperar sinais extraordinários para mudar nossas vidas. Cristo nos chama continuamente à conversão, e nossa resposta deve ser imediata e sincera.

Imagem sugerida: Jonas pregando aos ninivitas com uma cidade ao fundo, e os ninivitas em atitude de arrependimento, com Jesus ao fundo, maior que Jonas, pregando às multidões de hoje.

EVANGELHO Lc 11, 29-32
«Nenhum sinal será dado a esta geração, senão o sinal de Jonas»

Jonas, com a sua pregação, levou a cidade de Nínive à penitência; de modo semelhante, a sabedoria de Salomão atraiu, de longe, a rainha de Sabá; Jesus é maior do que Jonas e do que Salomão. Ele é o grande Sinal! Quem O reconhecer e a Ele se converter terá encontrado a salvação.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Palavra da salvação.

### 3. Conclusão Prática

A prática do arrependimento e da conversão é central na vida cristã. Assim como os ninivitas responderam à chamada de Jonas, somos chamados hoje a responder à palavra de Cristo com sinceridade e urgência. A verdadeira liberdade que Cristo nos oferece vem quando nos voltamos a Ele, abandonamos nossos pecados e vivemos segundo o Seu Evangelho. Que, a exemplo de São Calisto, sejamos misericordiosos e generosos em nossa caminhada cristã.

: São Calisto, de mãos estendidas, em um gesto de perdão e misericórdia, com um grupo de pessoas reunidas ao seu redor, simbolizando a caminhada de conversão e generosidade que ele inspira nos cristãos.

SEGUNDA-FEIRA da semana XXVIII

S. Calisto I, papa e mártir – MF
Verde ou verm. – Ofício da féria ou da memória.
Missa à escolha.

L 1 Gl 4, 22-24. 26-27. 31 – 5, 1; Sl 112 (113), 1-2. 3-4. 5a e 6-7
Ev Lc 11, 29-32

* Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Montes Moreira, Bispo Emérito de Bragança-Miranda (2001).
* Na Ordem Agostiniana – B. Gonçalo de Lagos, presbítero – MF
* Na Companhia de Jesus – S. João Ogilvie, presbítero e mártir – MO
* Na Ordem dos Carmelitas Descalços – I Vésp. de S. Teresa de Jesus.

 

Missa

 

Antífona de entrada Sl 129, 3-4
Se tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão, Senhor Deus de Israel.

Oração coleta
Nós Vos pedimos, Senhor,
que a vossa graça preceda e acompanhe sempre as nossas ações
e nos torne cada vez mais atentos
à prática das boas obras.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.

LEITURA I (anos pares) Gl 4, 22-24.26-27.31 – 5, 1
«Não somos filhos da escrava, mas da mulher livre»

São Paulo quer mostrar, por uma comparação, que o Novo Testamento nos trouxe a liberdade definitiva em Jesus Cristo, e que, em consequência disso, a lei de Moisés, que tinha servido de guia em todo o Antigo Testamento, tinha cumprido a sua missão, conduzindo o povo de Deus até Jesus Cristo. S. Paulo parte da comparação das duas mulheres de Abraão, uma escrava, a outra livre, e vê na escrava o símbolo do Antigo Testamento e na esposa a figura do Novo Testamento, para fazer compreender que nós somos livres, porque Cristo nos libertou. Querer voltar a sujeitar-se às prescrições e ritos da lei de Moisés, como pretendiam alguns dos destinatários da sua carta, seria voltar a fazer-se escravo.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Como está escrito, Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. O da escrava nasceu segundo a natureza e o da mulher livre em virtude da promessa. Há nisto uma alegoria. As mulheres representam as duas alianças. A primeira, concluída no monte Sinai, gera para a escravidão: é Agar. Mas a Jerusalém do alto é livre, e esta é a nossa mãe. Porque está escrito: «Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz; rejubila e canta de alegria, tu que não conheceste as dores da maternidade, porque os filhos da abandonada são mais numerosos que os daquela que tem marido». Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre. Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 112 (113), 1-2.3-4.5a e 6-7 (R. cf. 2)
Refrão: Bendito seja o nome do Senhor para sempre. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Louvai, servos do Senhor,
louvai o nome do Senhor.
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre. Refrão

Desde o nascer ao pôr do sol,
seja louvado o nome do Senhor.
O Senhor domina sobre todos os povos,
a sua glória está acima dos céus. Refrão

Quem se compara ao Senhor nosso Deus,
que Se inclina lá do alto a olhar o céu e a terra?
Levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria,
para o fazer sentar com os grandes do seu povo. Refrão

ALELUIA cf. Salmo 94 (95), 8ab
Refrão: Aleluia Repete-se
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão

EVANGELHO Lc 11, 29-32
«Nenhum sinal será dado a esta geração, senão o sinal de Jonas»

Jonas, com a sua pregação, levou a cidade de Nínive à penitência; de modo semelhante, a sabedoria de Salomão atraiu, de longe, a rainha de Sabá; Jesus é maior do que Jonas e do que Salomão. Ele é o grande Sinal! Quem O reconhecer e a Ele se converter terá encontrado a salvação.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Palavra da salvação.

Oração sobre as oblatas
Aceitai, Senhor,
as orações e as ofertas dos vossos fiéis
e fazei que esta celebração sagrada
nos encaminhe para a glória do céu.
Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Cf. Sl 33, 11
Os ricos empobrecem e passam fome;
mas nada falta aos que procuram o Senhor.

Ou: Cf. 1Jo 3, 2
Quando o Senhor Se manifestar,
seremos semelhantes a Ele,
porque O veremos na sua glória.

Oração depois da comunhão
Deus de infinita bondade,
que nos alimentais com o Corpo e o Sangue do vosso Filho,
tornai-nos também participantes da sua natureza divina.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

 

 

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