10 30 Lc  13  22 30  Quarta Virão muitos do Oriente e do Ocidente  e sentar se ão à msas no reino de Deus

 

  1. **Lucas 13, 22-30 (Versículos):**

 

  1. Jesus percorria cidades e povoados ensinando, enquanto se dirigia para Jerusalém.
  2. Alguém Lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Ele respondeu:
  3. “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo: muitos tentarão entrar e não conseguirão.
  4. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. Ele vos responderá: ‘Não sei de onde sois’.
  5. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas praças’.
  6. Mas Ele vos dirá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a injustiça!’
  7. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós, excluídos.
  8. Virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e se sentarão à mesa no Reino de Deus.
  9. E assim, há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.”

REFLEXÃO

 

Este trecho do Evangelho de Lucas nos convida a refletir sobre o caminho para a salvação e os critérios do Reino de Deus. Jesus nos adverte sobre a necessidade de esforçar-nos para entrar pela “porta estreita”, simbolizando o compromisso e a fidelidade exigidos de Seus discípulos. Não basta simplesmente ouvir Suas palavras ou estar na Sua presença, é necessário viver de acordo com os valores que Ele nos ensina: justiça, amor e misericórdia.

A imagem da porta fechada é um alerta claro de que haverá um tempo de julgamento. Aqueles que se acostumaram a uma fé superficial, que apenas seguem os rituais sem uma verdadeira conversão de coração, podem se surpreender ao serem deixados do lado de fora. É uma mensagem forte contra a autossuficiência e o comodismo religioso.

Jesus também amplia nossa visão do Reino, mostrando que não está restrito a um grupo específico. Virão pessoas de todas as partes — do Oriente, Ocidente, Norte e Sul — para partilhar da mesa no Reino de Deus. Isso nos lembra a universalidade da salvação, onde aqueles que respondem ao chamado de Deus, independentemente de sua origem, terão lugar.

Este Evangelho nos desafia a revisar nossa caminhada de fé e nos encoraja a viver de maneira autêntica, sempre buscando a justiça de Deus.

  1. **Oração:**

 

Senhor, ensina-nos a percorrer o caminho da porta estreita, que leva ao Teu Reino. Não permitas que caiamos na tentação de uma fé superficial, mas dá-nos um coração sincero e disposto a viver conforme a Tua vontade. Que possamos ser instrumentos de justiça e amor, acolhendo todos, de qualquer parte, à mesa do Teu Reino. Amém.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *