«Marta recebeu Jesus em sua casa. Maria escolheu a melhor parte» Lc 10, 38-42
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
O evangelho de Lucas coloca hoje em realce a visita de Jesus a duas irmãs, Marta e Maria, residentes em Betânia com seu irmão Lázaro. As senhoras demonstram a amizade com o hóspede de modos diferentes: Maria fica sentada aos pés do Senhor escutando a sua palavra enquanto Marta se afadiga na preparação de uma refeição.
Marta pede a Jesus que sua irmã lhe dê uma ajuda. Então ele diz-lhe carinhosamente: Marta, estás inquieta e nervosa com muitas coisas; só uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte.
A resposta de Jesus a Marta não desqualifica o seu trabalho ao serviço da hospitalidade, mas adverte-a do perigo da ansiedade. E ao mesmo tempo congratula-se com a irmã que escutando a Jesus dá primazia à palavra.
Jesus quer-nos dizer que não há oposição entre trabalho e oração, reflexão e prática cristã, porque uma e outra têm uma mesma origem: a palavra de Deus, e uma mesma finalidade (o serviço do Reino. )
Respondendo o Senhor a uma mulher do povo sobre a sua bendita mãe, e aos que o avisavam da presença dos seus familiares, disse: Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a cumprem. Esses são minha mãe e meus irmãos (Lc 11,28; 8,21).
Marta e Maria significam duas duas faces de uma mesma moeda; Há duas maneiras de rezar com os olhos fechados e as mãos juntas (contemplação), ou com os olhos abertos e as mãos ocupadas (acção).. É a fórmula síntese que S. Bento (séc. VI) propôs aos seus monges: Ora et labora, oração e trabalho…
Importa pois unir actividade e oração em equilíbrio exacto a exemplo de Jesus e dos Santos Mais do que de pão para a boca, o homem necessita o coração da palavra de Deus.
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo que quereis permanecer o meio da vossa Igreja como Aquele que dá, concedei-nos escutar as vossas palavras, com o coração silenciosos de Maria e livre das preocupações de Marta para que possamos anunciá-la pelo mundo.
CANTO DE MEDITAÇÃO
Saibamos anunciar o Reino de Deus com os olhos fechados e mãos juntas (Oração) e com os olhos abertos e as mãos ocupadas (Ação)https://www.eelmoh-dictof.com/…/Anunciaremosteureinosen…